Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Município participam de oficinas de intercâmbio de experiências de geração de renda juntamente com outros Caps de Alagoas. A ação é uma realização dos municípios, com a coordenação da área técnica de Reabilitação e Supervisão de Atenção Psicossocial da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
No dia 20 de junho, será a vez do Caps do município de Murici apresentar seus trabalhos criativos com flores emborrachadas aos usuários e artesãos dos demais Caps. No início do mês, artesãos e usuários dos municípios de Junqueiro e Pilar trouxeram trabalhos de confecção de objetos artesanais com fibra de bananeira e fabricação de bolsas e estojos artesanais.
Durante as oficinas, os usuários dos Caps e artesãos ensinam suas artes para profissionais e usuários de outros Caps do Estado. Os trabalhos expostos podem ser comercializados e a quantia arrecadada é revertida para a compra de materiais para dar continuidade às oficinas e à confecção de produtos.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental do Município, Tereza Tenório, iniciativas como essa promovem o protagonismo dos usuários. “Os usuários podem trabalhar aspectos como interação e inserção social”, afirmou.
Ascom – SMS